quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Você sabia que a verdadeira origem do carnaval é cristã?


A festa carnavalesca surge a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está desse modo, relacionada com a idéia de "afastamento" dos prazeres da carne marcado pela expressão "carne vale", que, acabou por formar a palavra "carnaval". Era um período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo da Idade Média.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
A cada ano que passa o verdadeiro sentido do carnaval vai perdendo-se. A festa passa ter um sentido somente da carne, carne humana. Muitos buscam realizar os prazeres da carne nesse tempo, como bebendo demasiadamente, tendo relações sexuais antes do casamento… mas quando passa o período carnavalesco o vazio interior bate. Um vazio de uma vida que não se teve sentido.
É hora de revermos como estamos vivendo o nosso carnaval. Será que estamos buscando entrar nas ciladas que o inimigo armou para nós, fazendo que caiamos nos prazeres da carne? Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário