segunda-feira, 31 de maio de 2010

Aprendendo com o plano organizacional de Deus


Texto Bíblico: “No principio criou Deus os Céus e a Terra” Gn. 1

1. Ato criacional: Projeto e execução divinos.

2. Propósito na criação: Salvação para o homem. Gn. 3.15

3. Trabalho com planejamento e organização: Em seis dias. (vers. 31)

4. Tarefas e objetivos alcançados (ou a alcançar): “E viu Deus tudo o quanto tinha feito, e eis que era muito bom” Gn. 1.31ª

5. Metas traçadas e alvos alcançados (ou a alcançar).

6. Cuidado e zelo no ato de criar. “E disse Deus: Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” Gn. 1.26ª

7. Tarefa cumprida (ou a se cumprir). “E abençoou o sétimo dia e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera”. Gn. 2.3

8. Desfrutar e se alegrar dos trabalhos e alvos alcançados (ou a alcançar). “E viu Deus que era bom”. (vers. 10, 12, 18, 21, 25)

9. Descansar: “E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.” Gn 2.2

* Deus nos deu oportunidade de mostrar como devemos ser organizados e ter organização em nossas tarefas diárias; quer sejam na vida espiritual, quer seja na vida secular (material).
Crescer nessa área é de fundamental importância para a Igreja do Senhor, é todo dia ter o cuidado e desvelo pela causa do mestre. Pois a ferramenta da organização faz com que a Igreja não se perca, ou tome outros rumos.
* O objetivo da estrutura organizacional na casa do Senhor é fazer com que os trabalhos realizados por todos (departamentos) ou individualmente (membros), sejam bem articulados e bem sucedidos, sem chance de desqualificação por aqueles que o executam ou por aqueles que os prestigia.
* A organização visa o bem comum da Igreja.
* A organização é abençoadora e traz benefícios a todos.
* A organização não foge a responsabilidade de no serviço das escalas feitas, que se cumpra o dever de servir.
* A organização também não foge a responsabilidade da liturgia não foge a responsabilidade da liturgia (programação) bem feita no culto: Oração, cânticos e pregação.
* A organização não foge a responsabilidade em liderar com compromisso e zelo.
* A organização é obediência ao dever de fazer bem feito.
* Organizar é seguir regras e normas que objetivam o alvo esperado.
* A organização é o ato de dizimar voluntariamente no dever de cristãos (I Cr. 29.9) “E o povo se alegrou, porque contribuíram voluntariamente; porque com coração perfeito, voluntariamente deram o Senhor.”
* A organização nos traz a consciência de que devemos dar o melhor pra Deus, pois foi assim que ele criou o princípio de tudo: Com muita organização, sendo Ele o próprio Deus.

10. Exemplo dos propósitos organizacionais de Deus para a sua obra, através de normas e regras a serem seguidas e executadas, enquanto plano de salvação para os homens.
Gn. 6.13;22 – Deus anuncia o dilúvio a Noé – construção da arca.
Ex. 7.8-14 – Pragas e destruição dos egípcios.
Ex. 20 – Os dez mandamentos – leis morais e espirituais.
Ex. 25-27 – Ofertas alçadas pelo tabernáculo, a construção da arca de madeira, do propiciatório, da mesa de madeira, das cortinas, das tábuas, do altar, do véu e do pátio.
Lv – leis e ordenanças sacerdotais – organização para o povo não perecer no pecado.
I Rs. 5.13 ; 18.6 – Preparação e edificação do templo (Salomão).
Ne. 2.3 e 4 – Reconstrução dos muros de Jerusalém (Neemias).

* Para meditação: I Cr. 28.10 “Olha, pois agora, porque o Senhor te escolheu para edificar (construir, organizar) uma casa para o Santuário; esforça-te, e faze a obra”.

Fonte: Bíblia Sagrada – Almeida – Ed. Corrigida e Revisada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário