quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Reflexão sobre Personagem Bíblico


HISTÓRIA DE JOSÉ DO EGITO

A Bíblia no livro de Genêsis a partir do cap. 37 relata a história de um jovem sonhador (José do Egito). Jacó seu pai, tinha 12 filhos, porém José era o mais querido de seu pai. Certo dia José teve um sonho e resolveu contar a toda a família. No seu sonho, todos estavam no campo atando molho e eis que o seu molho se levantava e ficava em pé, e os molhos dos seus irmãos que o rodeavam se inclinavam ao seu molho. A partir deste momento começou o sentimento de revolta dos seus irmãos e todos zombavam dele. Outro dia, José acorda dizendo que teve um segundo sonho, e, novamente conta para sua família. Neste sonho, o Sol, a Lua e 11 estrelas se inclinavam sobre ele, desta vez José tinha sonhado muito alto, seus irmãos o repreendiam e o invejavam. Até seu pai lhe questionava dizendo: “Que sonho é este que sonhaste? Porventura virei eu, tua mãe, e teus irmãos a inclinar-nos perante a ti em terra?” . Porém, José manteve-se firme, confiante e com a certeza de que seus sonhos seriam realizados. Certo dia, José a mando de Jacó, vai ao encontro de seus irmãos que apascentavam o rebanho, ao se aproximar, seus irmãos planejaram matá-lo, até que um deles deu a idéia de jogá-lo dentro de uma cova, e assim o fizeram. Depois, avistaram uma caravana de ismaelitas. Derrepente resolveram vender José como escravo para eles. José, não entendia o que estava acontecendo, foi traído pelos próprios irmãos e vendido como um escravo.
Após muita perseguição, José passou a governar todo o povo; acima dele só existia o Faraó. Os irmãos dele que o traíram, tentaram enterrar seus sonhos, agora eram governados por ele! Tiveram que ver a vitória daquele a quem tanto desejaram o mal. Os sonhos de José se compriram graças a sua confiança, perseverança e a lealdade para com o seu Deus.
Sonhar é fácil e é bom, ruim é pagar o preço para realizá-los. Porém, quando pagamos esse preço é prazeroso sermos recompensados pelo nosso Deus. Se você está no fundo do poço, saiba que Deus é capaz de transformar em algo bom, algo ruim. A vida de José nos apresenta algumas verdades da Palavra de Deus com as quais nós podemos ser triunfantes sejam quais forem as vertentes que a vida nos apresente.

1. Nunca deixar que as circuntâncias alterem os conteúdos do nosso coração. José jamais permitia que as circuntâncias (favoráveis ou não) alterassem os conteúdos do seu coração. Seu coração era sempre o mesmo. As circuntâncias nunca madaram o rumo do seu coração. Quer nos momentos de alegria e os de tristeza.
2. É preciso atentar para a mão firme de Deus em nossas transições. Quando lemos a história de José a 1ª coisa que nos vem em mente é: ‘Onde estava Deus diante de tantas injustiças?’ Como é fácil ver Deus nas coisas boas (e às vezes nem está). Difícil é ver Deus na experiência da masmorra de José. Geralmente nos perguntamos: ‘Onde está Deus quando todas essas adversidádes acontecem conosco?’ Bom, Ele está onde sempre esteve – ao nosso lado com sua mão firme em todas as nossas transições. Gn 39.21-23 diz: “O Senhor era com José”. Deus sempre esteve ali, jamais se ausentou da sua vida, Ele nunca foi embora.
3. Não importa o que os outros façam conosco, o que importa é o que faremos com aquilo que os outros fizeram conosco. José sempre foi um homem triunfante diante das vertentes porque ele sempre foi capaz de tranformar todas as ações humanas (ou desumanas) contra sua pessoa numa oportunidade de crescimento. É interessante que a cada golpe que a vida lhe dava a Palavra de Deus diz que ‘José prosperava’. Quanto mais as pessoas o empurravam pra baixo, mais ele subia. Quanto mais ele descia por causa das traíções humanas, mais ele se aproximava do trono. Para ele não era importante o que os outros faziam com ele, mas transformar cada atitude num degrau a mais rumo ao propósito de Deus para sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário